Também foi anunciado que os três primeiros episódios do anime serão exibidos com antecedência em 24 de setembro no United Cinemas Aqua City Odaiba, e que os CDs para as músicas temáticas de abertura e encerramento serão lançados em 11 de outubro e 6 de dezembro.
Hikikomari Kyuuketsuki no Monmon é baseado nos light novels publicados pela SB Creative, escritos por Kotei Kobayashi e ilustrados por riichu. Yen Press descreve o enredo como:
Três anos depois de sua vida como uma reclusa, a vampira Terakomari Gandesblood (Komari para abreviar), acorda para descobrir que foi nomeada Comandante do Exército Imperial Mulnite! O problema é que sua nova unidade consiste apenas em rufiões beligerantes que se revoltam contra seus superiores ao menor indício de fraqueza. Embora Komari venha de uma linhagem de vampiros tão poderosos quanto prestigiados, sua recusa em beber sangue fez dela a imagem da mediocridade - magricela, descoordenada e inepta em magia. Com todas as probabilidades contra ela, será que a ajuda de sua fiel (e ligeiramente apaixonada) empregada será suficiente para que esta reclusa encontre seu caminho para o sucesso? Ou Komari lamentará o dia em que deixou a segurança de seu quarto?
Os membros do elenco incluem Tomori Kusunoki como Terakomari Gandesblood, Sayumi Suzushiro como Villhaze, Youko Hikasa como Karen Helvetius, Manaka Iwami como Sakuna Memoir, Fairouz Ai como Neria Cunningham e Miyuri Shimabukuro como Amatsu Karla.
A série de romances leves Hikikomari Kyuuketsuki no Monmon começou em 2020 e tem 11 volumes em maio de 2023. É publicada sob o rótulo GA Bunko. A série também inspirou uma adaptação de mangá publicada pela Square Enix por riichu.